terça-feira, 13 de outubro de 2009

A Gripe Porcina

Sonia Regina






















Foto: Janusz Taras




Aos amigos cujas almas caminharão juntas, sempre




Um lugar desconfortável, a sensatez


O ouvido latejava. Isso incomodava e aliviava. Incomodava o corpo, aliviava a mente - ultimamente pressionada pela Gripe Porcina. “Mas o vírus ataca os pulmões e não os ouvidos”, pensou.
Gostava de chamar assim, em castelhano, àquela gripe provocada pelo vírus influenza. Ademais, verificara no dicionário e havia a palavra em português. Um apelido no Brasil, um nome em outros tantos países. Uma realidade mundial. Era difícil se manter sensata entre alarmistas e negligentes, mas ela o fazia. E este era um lugar desconfortável para Maria José: a sensatez.




A justiça sob o signo de Libra


Sempre fora sensata e por vezes se cansava. Desejaria ser um pouco inconseqüente, poder se deixar levar - ao menos em algumas situações - pelos impulsos.
No trabalho era convocada pela chefia a opinar sobre algumas questões. Atendia por solidariedade, mas desagradada: odiava julgamentos.
- Maria, vem cá um minuto – interfonara o chefe.
- Olá, bom dia! Que céu, hein? Um azul de inverno!
- Senta aí.
Maria José sentou-se, quieta. A expressão do chefe era grave.
- Você sabe que não gosto de fazer diferenças. Para isso existem as regras, bastaria cumpri-las. Mas é exatamente porque existem as regras que existem os chefes: para intervir nas situações que saem da risca.
- Hãhã – anuiu Maria José, pensando que mais uma vez seu amigo libriano estava envolvido em dilemas causados pelo extremo senso de justiça.


(...)


Ler mais
 

Creative Commons License
Blog by No Fluir da Metonímia 2 is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.